MUSEUS
 

          MUSEU DA FAMÍLIA POMPEU

Casarão do século XVIII localizado na rua Nova. No local, em 1830, funcionou a sede do primeiro jornal de Goiás, “Matutina Meyapontense”. Já serviu, entre outras funções, de sede para escolas e Fórum.


Museu da Familia Pompeu

Hoje é museu particular, inaugurado em 1962, onde está exposta boa parte da história de Pirenópolis e do cotidiano goiano dos séculos anteriores, por meio de fotos, documentos, instrumentos, peças, jornais, utensílios etc.Serve também de sede da Banda de Música Phoenix.

   MUSEU DAS CAVALHADAS 

Museu particular que iniciou suas atividades em 1993, onde pode ser vista em peças, fotos, trajes etc, uma boa parte da história das Cavalhadas (Festa do Divino).  Aberto diariamente. Cobra-se taxa de manutenção.  

Museu das cavalhadas

   Museu Rodas do Tempo

Um passeio pela história em duas rodas!

Rodas do Tempo é a realização de um sonho de quem, por mais trinta anos, procurou resgatar e restaurar veículos antigos motorizados de duas rodas. São motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.

No processo de resgate destes veículos incorporamos, também, a bicicleta. Afinal, a motocicleta é o resultado da motorização da bicicleta que, historicamente, a antecedeu. Bicicletas de passeio masculinas e femininas, bicicletas esportivas e veículos representativos da evolução da bicicleta estão expostos.

O visitante ainda poderá conhecer uma coleção de brinquedos antigos. Esta coleção está centrada num conjunto expressivo de brinquedos à corda de décadas anteriores a 1980.

Rodas do Tempo contempla uma proposta educativa e cultural. O resgate da história de veículos de duas rodas permite ao visitante, de qualquer idade, admirar sua evolução tecnológica e social através dos tempos.

Venha dar um passeio pela história em duas rodas!